Defesa homenageia atletas militares que fizeram história no Pan-Americano 2023
13 de dezembro de 2023Das 54 modalidades dos jogos, os atletas militares estiveram presentes em 30
Esforço, dedicação, superação. Foram características como essas que levaram os atletas militares a conquistarem 48% das 205 medalhas do time Brasil, nos Jogos Pan-Americanos em Santiago, no Chile, este ano. Em reconhecimento a essa vitória, o Ministério da Defesa (MD) condecorou os esportistas com a medalha Mérito Desportivo Militar, neste sábado (9), na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro.
Ministro entrega medalha Mérito Desportivo Militar para atletas que participaram do Pan-americano 2023
Na ocasião, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, parabenizou os atletas, que fazem parte do Programa Atletas de Alto Rendimento do MD . “A maior premiação que vocês irão levar não são essas medalhas que vocês têm no peito, que um dia vão dormir em alguma gaveta ou em algum armário, mas a gratidão de toda a sociedade brasileira, do governo, do Ministério da Defesa e das armas que vocês representaram, essa vai estar na memória e pra onde vocês forem vão levar a nossa gratidão.” Salientou.
O Ministro também frisou que a delegação brasileira no Pan foi composta pelo maior número de militares já enviados para uma competição no exterior. Das 54 modalidades dos jogos, os atletas militares estiveram presentes em 30. E vale ressaltar que parte desses recordistas já conquistaram índice para representar o Brasil nas Olimpíadas Paris 2024: dos 172 atletas brasileiros com índice olímpico, 34 são militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.
Um dos homenageados de hoje, foi o sargento Renan Gallina, que conquistou duas medalhas de ouro nos 200 metros livre e no revezamento 4 x 100 do atletismo, nos Jogos Pan-Americanos. Ele ressaltou a importância do Paar para essas vitórias: “Eu iniciei o atletismo como uma brincadeira, um esporte que eu gostava por eu ser muito ativo, eu gostava muito de correr e com o tempo minha carreira foi evoluindo e em dado momento conquistei grandes feitos que abriu muitas portas para a minha carreira e uma delas foram as Forças Armadas. O apoio financeiro para continuar tendo algumas questões multidisciplinares e custear algumas viagens. Além de representar o país que é uma grande honra, ser militar também representa muito e a gente também tem que ter a responsabilidade e demonstrar que o Brasil tem educação, mas que também é muito forte no esporte.”, disse.
Também prestigiaram a cerimônia o Ministro do Esporte, André Fufuca; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; e demais autoridades.
Paar – Atualmente, 542 atletas fazem parte do programa que é uma iniciativa do MD em parceria com o Ministério do Esporte, para promover a participação de militares atletas em competições nacionais e internacionais. O programa incorpora atletas, de forma voluntária, às Forças Armadas, em caráter temporário, por até oito anos. Neste período, eles têm direito a benefícios como salário, 13º salário, férias, assistência médica, além de todas as instalações esportivas militares para o treinamento. Para manter o alto nível em competições nacionais e internacionais, a Defesa ampliou os investimentos no Paar, passando de R$ 2,7 milhões (2022) para R$ 2,9 milhões (2023), o equivalente a um crescimento de 7%.
A condecoração – Criada pelo Decreto nº 5958/2006, a medalha Mérito Desportivo Militar premia militares e civis brasileiros e estrangeiros, organizações militares e instituições civis nacionais e estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do País. A honraria também é concedida àqueles que tenham apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.
Por: Ministério da Defesa