Conheça as personalidades que foram homenageadas pela atuação em prol da vacinação

Conheça as personalidades que foram homenageadas pela atuação em prol da vacinação

13 de setembro de 2024 Off Por Redação

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, entregaram a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz para 23 pessoas e 10 instituições, nesta quarta-feira (11), como reconhecimento pela atuação no enfrentamento da queda histórica das coberturas vacinais registrada nos últimos anos. O trabalho dos homenageados contribuiu para tirar o Brasil do ranking dos 20 países com mais crianças não imunizadas, segundo dados do Unicef. 

Instituída em 1970, a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz é concedida a brasileiras, brasileiros ou pessoas estrangeiras que, no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas relacionadas com a higiene e a saúde pública em geral, tenham distinguido de forma notável ou relevante e tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o bem-estar físico e mental da coletividade brasileira. 

Conheça cada um dos homenageados pelo governo federal

Por que a medalha é batizada com o nome de Oswaldo Cruz?

Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872, foi personagem fundamental na história da saúde pública brasileira. O trabalho do sanitarista serviu como base para a implementação do Plano Nacional de Imunização (PNI), além da luta na erradicação da febre amarela, peste bubônica e varíola. 

Em 1907, Cruz ganhou reconhecimento internacional quando recebeu a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, na Alemanha, pelo seu trabalho de saneamento no Rio de Janeiro. 

Ministério da Saúde