Funcionárias usavam reconhecimento facial de patrão para desviar quase R$ 1 milhão de empresa em Aparecida de Goiânia
13 de setembro de 2024De acordo com a investigação, as suspeitas se aproveitavam do miopia do proprietário para abrir contas em bancos. Aparelhos de TV e até caminhão foram comprados com dinheiro desviado, segundo a Polícia Civil.
As funcionárias de uma transportadora de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, que foram indiciadas por desviar aproximadamente R$ 1 milhão da empresa, usavam o reconhecimento facial do patrão para cometer os desvios, segundo a Polícia Civil. A investigação aponta que as mulheres se aproveitavam do fato da vítima ser míope e não utilizar os óculos no momento do cadastramento da facial para abrir contas em bancos. Entenda como o crime era cometido:
Ainda segundo a Polícia Civil, as investigadas diziam para a vítima que o rosto dela seria usado para atualizar aplicativos que a empresa utilizava para o frete de mercadorias. Como não tinham acesso aos dados financeiros da empresa, as mulheres não podiam fazer transações bancárias e, como forma de burlar essa regra, usavam as contas abertas com a facial e CPF do patrão para receber os valores de contratos dos clientes da transportadora.
De acordo com Adriano Jaime, delegado responsável pelo caso, os clientes não suspeitavam que estavam transferindo os valores para contas de terceiros, já que estavam registradas no CNPJ da empresa ou do proprietário.
“O cliente pagava, pois a conta estava sim no nome da empresa ou no nome do proprietário. Elas com acesso a essas contas, transferiam o dinheiro para elas”, disse o delegado.
A defesa de uma das investigadas informou em nota que as provas demonstrarão a verdade dos fatos no decorrer do processo e que demonstrará a inocência da mesma. O g1 não conseguiu localizar a defesa da outra suspeita até a última atualização desta reportagem.
Após serem intimadas pela polícia, as investigadas confessaram os desvios em cartas anexadas ao inquérito policial, assumindo as devidas participações de cada uma no crime, segundo a Polícia Civil.
Descoberta do crime
Itens comprados com dinheiro desviado de empresa em Aparecida de Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera