Centro Universitário Alfredo Nasser é selecionado para Mobilidade Internacional no Mercosul

Centro Universitário Alfredo Nasser é selecionado para Mobilidade Internacional no Mercosul

3 de abril de 2025 Off Por Redação

O Programa de Mobilidade Acadêmica Regional de Cursos Acreditados do Mercosul terá duração de 2025 a 2027

O curso de Enfermagem, do Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN), passa a integrar o Programa de Mobilidade Acadêmica Regional de Cursos Acreditados do Mercosul (MARCA).

O projeto do qual faz parte, intitulado Enfer-Sul: Mobilidade acadêmica para o aperfeiçoamento da formação em Enfermagem na América do Sul, foi aprovado na XIII Convocatória, aberta a cursos acreditados no Arcu-Sul.

Arcu-Sul é o Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul. Seu objetivo é dar garantia pública, na região do Mercosul e dos estados associados, dos níveis de qualidade acadêmicos e científicos dos cursos. Em maio de 2024, o Arcu-Sul concedeu Acreditação Internacional ao curso de Enfermagem da UNIFAN.

O Projeto Enfer-Sul vai viabilizar a mobilidade acadêmica entre cursos de Enfermagem do Brasil, Bolívia e Colômbia. Coordenado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), ele busca fomentar a troca de conhecimentos e práticas entre estudantes, docentes e pesquisadores das instituições associadas: Centro Universitário Alfredo Nasser (Brasil), Universidade Federal de Viçosa (Brasil), Universidad Privada del Valle (Bolívia), Universidad Evangélica Boliviana (Bolívia), a Universidad del Tolima (Colômbia) e a Universidad Libre Seccional de Cali (Colômbia).

Professor Júlio César: “vai contribuir para a melhoria da formação dos nossos estudantes”

As Instituições envolvidas promoverão o intercâmbio internacional de docentes e estudantes. Para tanto, receberão bolsas e auxílios dos governos dos seus países – no caso do Brasil, por meio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Ministério da Educação. A mobilidade dos estudantes terá duração de dois a cinco meses e dos docentes, quinze dias. Sua seleção ocorrerá mediante editais públicos.

“Estamos muito felizes e orgulhosos da nossa Instituição”, afirma o prof. Dr. Júlio César Borges. Segundo o Coordenador Institucional da UNIFAN no Projeto Enfer-Sul, “o foco principal do projeto é promover a adaptação dos currículos às particularidades regionais e aos desafios comuns de saúde pública, como o acesso limitado a recursos em zonas rurais e fronteiriças, doenças endêmicas e o cuidado de populações vulneráveis, incluindo comunidades indígenas e migrantes”. O Prof. Júlio afirma que “a participação da UNIFAN nessa rede internacional vai contribuir para a melhoria da formação dos nossos estudantes, o fortalecimento da colaboração entre docentes e a inovação das práticas pedagógicas, de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária”.

Professora Tatieny Martins: protagonismo

“Vale ressaltar que o curso de Enfermagem foi protagonista nesse processo, pois não existem outros cursos acreditados pelo Arcu-Sul na UNIFAN. Com o apoio incondicional do professor Júlio César, partimos inicialmente em busca de parcerias nacionais e internacionais com os 13 cursos de Enfermagem Acreditados Internacionalmente pelo Arcu-Sul. Destes, recebemos resposta imediata da UNIVASF e, assim que o projeto começou a ser redigido, costuramos parcerias internacionais com as duas universidades bolivianas e as duas colombianas. A Universidade Federal de Viçosa também veio somar forças no sonhado projeto. Essa acreditação poderá atender na plenitude o item internacionalização no recredenciamento da UNIFAN, que somará aos convênios já firmados com a MUST (EUA), Universidade de Coimbra e Universidade Lusófona do Porto e de Lisboa, além da Acreditação Internacional do nosso curso de Medicina”, enfatiza a coordenadora do curso professora Dra. Tatieny Martins.

A formação desta rede internacional visa a conectar instituições comprometidas com a educação superior de qualidade. A participação da UNIFAN é o reconhecimento da excelência acadêmica do seu curso de Enfermagem, preparado para enfrentar desafios regionais e globais em saúde pública.

O Programa MARCA terá duração de 2025 a 2027.