Com Italo e Medina colados, etapa de Sydney começa nesta quinta

Com Italo e Medina colados, etapa de Sydney começa nesta quinta

15 de abril de 2021 Off Por Redação

Tricampeão Mick Fanning retorna e vai enfrentar o líder do ranking na primeira fase

Ainda digerindo a grande final entre Italo Ferreira e Gabriel Medina em Newcastle, a elite do surfe mundial já começa nesta quinta-feira a terceira etapa do Tour nas ondas de North Narrabeen, em Sydney. Com os dois brasileiros colados na briga pela liderança do ranking, a segunda prova na Austrália contará com mais um capítulo dessa rivalidade e com o retorno do tricampeão mundial Mick Fanning, que tinha se aposentado das competições em 2018. Uma chamada para o início da competição será feira às 18h (horário de Brasília).

E o australiano já volta entrando no meio dessa briga que tem dominado as últimas etapas. Fanning está escalado para enfrentar Italo logo na primeira rodada. O confronto ainda terá a grande sensação da etapa de Newcastle, o também australiano Morgan Cibilic, que só parou nas semis da última etapa para Medina.

Atual número 2 mundo, apenas 450 pontos atrás de Italo (o título de uma etapa vale 10.000 pontos), Gabriel Medina vai estrear contra o também brasileiro Jadson André e o local convidado Dylan Moffat. O surfista de Maresias comemorou o fato de poder competir em Narrabeen e de não ter que enfrentar logo de cara o seu antigo companheiro de equipe Mick Fanning.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

– Estou feliz de estar aqui em Narrabeen. Faz uns 8 anos, eu acho, que não venho para cá. Eu vim quando era o Pro Júnior. Assim que eu soube que o Mick ia participar desse evento, quando eu assumi a liderança depois que o John John perdeu (em Newcastle), eu falei: vou cair contra o Mick em Narrabeen. No final, acabou que o Ítalo me passou e agora vai ser ele quem vai pegar Mick. É um cara superperigoso, eu não gostaria de pegá-lo. Então, foi bom. Estou feliz de ele estar de volta com a gente. Ele é um cara que soma para o esporte, é o meu maior ídolo dentro do surfe. É minha inspiração. Quem sabe, eu posso enfrentá-lo em algum round mais para frente – disse Medina.

Na terceira posição no ranking e com uma vitória em duas etapas, o havaiano John John Florence vem em busca dos pontos perdidos com a eliminação precoce em Newcastle, enquanto Filipe Toledo corre por fora após a 3ª posição na última etapa. Filipinho terá logo na primeira bateria um confronto contra o campeão Mundial de 2015 Adriano de Souza Mineirinho e o australiano convidado Mickey Wright.

Confira os primeiros do ranking após 2 etapas:

1º – Italo Ferreira (BRA) – 16.085 pontos
2º – Gabriel Medina (BRA) – 15.600
3º – John John Florence (HAV) – 11.330
4º – Jordy Smith (AFR) – 8.065
4º – Kanoa Igarashi (JPN) – 8.065
4º – Ryan Callinan (AUS) – 8.065
7º – Filipe Toledo (BRA) – 7.415

Considerada uma das esquerdas de mais alta performance da Austrália, Narrabeen promete ser um dos poucos lugares do ano onde Italo e Medina poderão mostrar todo o seu potencial surfando de frente para a parede da onda. Como a maioria das ondas de performance do tour quebram para a direita, os dois “goofyfooters” (pé direito na frente) costumam surfar de costas para a parede. O que torna mais difícil a variação de manobras para os dois.

Outros 8 brasileiros também chegam em Sydney atrás dos importantes pontos para a classificação geral: Adriano de Souza Mineirinho, Jadson André, Deivid Silva, Miguel Pupo, Caio Ibelli, Peterson Crisanto, Yago Dora e Alex Ribeiro.

Tatiana Weston-Webb, número 5 do ranking, é a única brasileira na prova feminina. Ela vai estrear contra Courtney Conlogue (EUA) e Bronte Macaulay (AUS).

Ao fim da temporada, apenas os 5 melhores homens e mulheres estarão classificados para disputar a grande final nas ondas de Lower Tretles, na Califórnia (EUA).

Confira as baterias da 1ª rodada em Sydney:

1 – Kanoa Igarashi (JAP) x Yago Dora (BRA) x Connor O´Leary (AUS)
2 – John John Florence (HAV) x Frederico Morais (PRT) x Alex Ribeiro (BRA)
3 – Filipe Toledo (BRA) x Adriano de Souza (BRA) x Mikey Wright (AUS)
4 – Jordy Smith (AFS) x Adrian Buchan (AUS) x Reef Heazlewood (AUS)
5 – Gabriel Medina (BRA) x Jadson André (BRA) x Dylan Moffat (AUS)
6 – Italo Ferreira (BRA) x Morgan Cibilic (AUS) x Mick Fanning (AUS)
7 – Jeremy Flores (FRA) x Peterson Crisanto (BRA) x Ethan Ewing (AUS)
8 – Ryan Callinan (AUS) x Michel Bourez (FRA) x Leo Fioravanti (ITA)
9 – Owen Wright (AUS) x Seth Moniz (HAV) x Matthew McGillivray (AUS)
10 – Julian Wilson (AUS) x Conner Coffin (EUA) x Miguel Pupo (BRA)
11 – Jack Freestone (AUS) x Wade Carmichael (AUS) x Deivid Silva (BRA)
12 – Griffin Colapinto (EUA) x Caio Ibelli (BRA) x Jack Robinson (AUS)

Por Breno Dines

Foto: Dunbar / WSL