Conheça onde o skate fará estreia nas Olimpíadas: Ariake Urban Sports Park
16 de julho de 2021A região onde estão as arenas do vôlei e da ginástica, o distrito de Ariake, é também onde fica o grande espaço montado provisoriamente que receberá a estreia do skate nas Olimpíadas e o ciclismo BMX racing e freestyle. Chamada de Urban Sports Park, o local fica próximo a Baía de Tóquio e a Vila dos atletas.
Da última fileira da arquibancada, é possível ter a dimensão das pistas de street e park, que ficam lado a lado, com um belo cenário de fundo da famosa ponte “Rainbow Bridge” . Os sete mil lugares distribuídos na arquibancada provisória estarão vazios para a estreia do skate nas Olimpíadas de Tóquio, como em todos os esportes após proibição da presença de público por causa da pandemia.
A organização havia preparado almofadas refrescantes aos torcedores que assistiriam ao ar livre às provas de street e park como forma de amenizar o forte calor no verão japonês.
As pistas foram projetadas e construídas pela California Skateparks, empresa americana referência em construções pelo mundo, fundada pelo skatista Joe Ciaglia. Os principais campeonatos como Street League e X-games tem a assinatura de Ciaglia.
Com grandes chances de medalha, Brasil abre a semana de competições no dia 24 de julho, na prova masculina de street com Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo. A vez do feminino será no dia 25 de julho, com Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Letícia Bufoni.
Na disputa do Park, dia 3 de agosto é o dia para Yndiara Asp, Isadora Pacheco e Dora Varella brigarem entre as 20 candidatas ao pódio. No masculino, Pedro Barros, Pedro Quintas e Luiz Francisco vão enfrentar os adversários no dia seguinte, em 4 de agosto.
Além dos brasileiros, o americano Nyjah Huston é um dos destaques da competição de street, além dos japoneses que são fortes candidatos na briga por medalha como a líder do ranking mundial na modalidade park Misugu Okamoto.