Centro Educacional Infantil atenderá centenas de crianças carentes em área cedida pela Prefeitura
17 de agosto de 2021As famílias carentes de Aparecida de Goiânia ganharam uma nova creche para atender suas crianças. O Centro Educacional Infantil São Juliano, inaugurado na tarde desta segunda-feira, 16, foi construído em área cedida pela Prefeitura de Aparecida e está situada no lote entre as Ruas Amaral, Miosótis e Gerânios, no setor Expansul. Cerca de 120 crianças da comunidade local serão beneficiadas.
A obra é uma iniciativa da Igreja São Nicolau de Goiânia e da Associação Sociedade Beneficente Ortodoxica de Goiás. Foi construída com recursos do Ministério Público do Trabalho, autor de Ação Civil Pública em que houve condenação judicial de empresa que se utilizava de trabalho análogo à escravidão.
O prefeito Gustavo Mendanha ressaltou a importância de ampliar mais unidades de educação na cidade. “A educação transforma e unido a um trabalho social tão belo, edifica as famílias em situação de vulnerabilidade social. Mais cedo, inclusive, assinamos a Ordem de Serviço de reforma do CMEI Geralda Ribeiro de Melo, no Garavelo, para que possamos atender as crianças e suas famílias com mais qualidade, segurança e conforto, além de propiciar um ambiente de trabalho ainda melhor para os nossos professores e corpo docente da unidade”, destacou.
O Centro Educacional Infantil São Juliano tem área total de 3.256 m², sendo 897 m² de área construída. O espaço possui três blocos, dois deles contém três salas de aula grandes; auditório; refeitório; cozinha; berçário e quadra poliesportiva. O local oferecerá educação do ensino infantil (0 a 5 anos) além de oficinas e assistência para as famílias das crianças atendidas.
Homenagem
Na ocasião, o falecido pai do prefeito Gustavo Mendanha foi homenageado pelos trabalhos prestados ao setor Expansul e toda região. Como um gesto de gratidão, o pároco da Igreja São Nicolau, protopresbítero Rafael Javier Magul, fez questão de nomear uma das salas de aula da unidade escolar com o nome do o ex-deputado estadual Liosmar Evaristo Mendanha (Léo Mendanha).
“Essa homenagem se deve a todo trabalho prestado pelo Léo Mendanha a essa região, que era uma das mais pobres e hoje é assim estruturada graças a ele, ao Maguito e ao Gustavo. Por toda dedicação de vocês, e principalmente ao sr. Leo que se dedicou muito a essa região”, ressaltou o protopresbítero Rafael.
O prefeito Gustavo Mendanha, acompanhado da sua mãe Sônia Melo Medanha, receberam a homenagem emocionados. “Nesse último dia dos pais completou quatro meses que o meu pai partiu. Ele amava servir as pessoas mais humildes, tinha devoção, carinho e paciência para servir. Quero agradecer essa bela homenagem, em meu nome, em nome da minha mãe e de toda minha família. Podem contar comigo como chefe do poder executivo municipal não só para poder contribuir para que essa obra possa dar assistência as crianças da região, e celebrar ainda mais obras que continuem beneficiando mais pessoas mais carentes da nossa cidade”, agradeceu Gustavo.
Na oportunidade, o prefeito foi presenteado pelas mãos Arcebispo Metropolitano de São Paulo e autoridade máxima da Igreja Ortodoxa no Brasil, Dom Damaskinos Mansour, uma cruz com a oração do Pai Nosso e das mãos do Padre Rafael, uma placa em agradecimento do apoio que a Prefeitura prestou, cedendo a área para a unidade.
Presenças
Arcebispo Metropolitano de São Paulo e autoridade máxima da Igreja Ortodoxa no Brasil, Dom Damaskinos Mansour; Presidente da Sociedade Ortodoxa e do Conselho Regional de Biomedicina, Dr. Renato Pedreiro Miguel; secretário-geral e ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, o professor Wolmir Therezio Amado.
Por Rackel Vieira / Prefeitura Aparecida
Foto: Claudivino Antunes