Aparecida realiza curso de capacitação para cuidar da pessoa idosa
21 de setembro de 2021A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou nesta segunda-feira, 20, o primeiro dia do projeto Trilhas da Longevidade. O projeto baseia-se em um curso de capacitação de cuidados com a pessoa idosa, voltado para técnicos da pasta, assistentes sociais, coordenadores, psicólogos, familiares e representantes da sociedade civil que desenvolvem em Aparecida o trabalho de atenção e promoção dos cuidados à pessoa idosa.
Segundo a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, a iniciativa, que é a primeira em Goiás a trabalhar com os pilares idoso, família e cuidador do idoso, busca dar mais excelência ao trabalho realizado com o público da terceira idade, vulnerável também socialmente. “O objetivo é proporcionar o bem-estar da pessoa idosa, orientar com os cuidados que se devem tomar, buscar a integridade física e mental dos mais velhos, garantir qualidade de vida, direitos, a preservação da dignidade e a independência durante o desenvolvimento da velhice”, destacou.
O Trilhas da Longevidade envolve profissionais como assistentes sociais e psicólogos e líderes religiosos, que já acolhem pessoas idosas no dia a dia do trabalho nas igrejas. A assistente social, pedagoga e coordenadora social de Ensino da Inteligência Educacional, Karla Lopes Borges, é a ministrante do curso. “Vamos trabalhar em prol da promoção da pessoa idosa, tirando este idoso da invisibilidade, da discriminação e preconceito, através de políticas públicas que já são desenvolvidas pela Assistência Social em parceria com a sociedade civil”, observou.
Para evitar aglomeração e contato físico entre as pessoas devido a pandemia da Covid-19, o curso tem duração de duas horas e é realizado em quatro horários e pontos diferentes para atender a demanda. Nesta segunda (20), pela manhã, no salão multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela e, no turno vespertino, na sede do AparecidaPrev. O curso segue nesta terça-feira (21) das 9h às 11h, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Jardim Tiradentes, e das 14h às 16h, no Restaurante Popular, no setor Garavelo.
Os participantes receberam um kit com postilas das aulas e manuais com orientações sobre prática de cuidados de pessoas idosas, conforme os Fatores Determinados do Envelhecimento Ativo e o Estatuto do Idoso. Entre os temas abordados estão: Como melhor equilibrar o papel da família?; Novos arranjos familiares – o que mudou?; Qual o papel da pessoa idosa na família?; Querer morar sozinho é um direito; Casa segura para toda a família; Envelhecer em casa – como organizar o tempo?; O respeito ao cuidado de pessoas que precisam de assistência; Violência – dados de realidade e quais são os sinais?; Criando uma rede de suporte e apoio à família; Conhecendo os serviços de atendimento à pessoa idosa; Institucionalizar sim ou não – mitos e verdades; Interdição, Curatela e Tomada de Decisão Apoiada e Finitude.
Por Rackel Vieira
Foto Enio Medeiros