Curso voltado para capacitação de jovens empreendedores do Centro-Oeste está com inscrições abertas
10 de agosto de 2022Curso gratuito de incentivo ao empreendedorismo de jovens em situação de vulnerabilidade social está com inscrições abertas até setembro
As inscrições para o curso Jornada Horizontes do Empreendedor estão abertas até setembro. A oportunidade é para jovens negros e mulheres com idade entre 18 e 29 anos que tenham interesse em aprender sobre empreendedorismo e busquem orientação para montar ou tirar da informalidade seu próprio negócio. De maneira gratuita, o curso vai atender o público de regiões consideradas áreas de vulnerabilidade do Centro-Oeste.
A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). Entre os objetivos do curso, estão a capacitação e desenvolvimento de habilidades sociais para jovens – além de oferecer mentorias voltadas à inclusão de jovens negros e mulheres jovens no mercado de trabalho com vistas à geração de renda.
A secretária nacional da Juventude, Luana Machado, defende que o empreendedorismo juvenil é de extrema importância para incentivo e benefício da economia nacional: “Iniciativas como esta colocam o jovem como protagonista de sua história e em contato direto com o empreendedorismo. O preparo para lidar com relações comerciais e canais de venda, por exemplo, é essencial para o desenvolvimento dessa atividade. Também é uma oportunidade de acessar futuros parceiros que vão ofertar o microcrédito orientado”, ressalta a gestora.
Jornada Horizontes do Empreendedor
O programa é divido em grupos: serão 20 mil estudantes, sendo dez mil do sexo feminino e dez mil jovens e negros residentes na região Centro-Oeste, composta pelos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), além do Distrito Federal (DF).
A fase inicial consiste em curso on-line com duração de 40h oferecendo conteúdos em textos, vídeos e exercícios práticos, incluindo busca e pesquisa por informações. Ao fim da primeira fase, serão selecionados mil estudantes de cada grupo, que irão para uma segunda fase da jornada, participando de oficinas, encontros e mentoria junto à Rede de Acolhimento Horizonte do Empreendedor, formada por técnicos, pesquisadores e profissionais de mercado da Finatec e parceiros locais.
Neste momento, os dois mil jovens serão incentivados a colocar os aprendizados adquiridos em prática em seus negócios, após receberem orientações para a elaboração de um plano de negócios, que irá possibilitá-los a ter acesso a microcrédito orientado. Assim, os 100 melhores planos de negócios vão participar, durante seis meses, de uma mentoria mais próxima e personalizada.