Força Nacional do SUS recebe reforço de mais de 20 mil voluntários após enchentes no RS
10 de maio de 2024O banco de voluntários da Força Nacional do SUS recebeu a adesão de mais de 20 mil profissionais da saúde após o decreto de calamidade no estado do Rio Grande do Sul. Até o fim da tarde desta quinta-feira (9), o serviço já contava com 68.464 mil pessoas cadastradas. Em 30 de abril, o sistema tinha 46.718 cadastros.
A Força está em atuação no estado desde que o Ministério da Saúde foi acionado, desde do dia 2 de maio. Nesta semana, um segundo voo conduziu de Brasília à Base Aérea de Canoas mais 44 integrantes em um cargueiro KC-390 da FAB. No mesmo voo, foram técnicos operacionais do Ministério, além de reforços para equipes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que lidam com a entrega e armazenagem de cesta de alimentos, e de integrantes da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros.
“Estamos a cada dia buscando reforçar o amparo à população da região Sul e intensificando as operações de resgate e cuidados emergenciais. Enviaremos quantos profissionais, suporte e medicamentos forem necessários”, destaca a ministra Nísia Trindade.
Além de tragédias ambientais, a Força Nacional do SUS também age em situações epidemiológicas, surtos e epidemias que apresentem risco de disseminação nacional; sejam produzidos por agentes infecciosos inesperados; representem a reintrodução de doença erradicada; apresentem gravidade elevada; ou extrapolem a capacidade de resposta da direção estadual do Sistema Único de Saúde .
O grupo também pode ser acionado, como é o caso do Rio Grande do Sul, em situação de desastre com decreto de calamidade pública e acontecimentos de desassistência à população.
Como faço para me voluntariar?
Para submeter a inscrição é necessário preencher o nome completo e a área de formação. O cadastro é permanente, de forma que convocações possam ser feitas em eventuais futuras missões.
Acesse o formulário de inscrição
Conheça mais sobre a Força Nacional do SUS
Por: Ministério da Saúde