
Com IPI zerado, carro sustentável terá selo identificador fixado pelo fabricante
11 de julho de 2025Programa Carro Sustentável, lançado pelo Governo Federal, zera IPI de veículos mais econômicos e vai estimular compra de veículos de maior eficiência energética e produzidos no Brasil
As indústrias de veículos automotores e a rede de concessionárias, junto com o Governo Federal, nos esforços para promover as vendas dos automóveis aptos a receber os incentivos do programa Carro Sustentável, vão fixar nas novas unidades um selo identificador. Dessa forma, os compradores dos veículos terão a certeza da origem do produto e serão informados da participação do Governo Federal na nova modalidade.
Na cerimônia de lançamento do programa, realizada no Palácio do Planalto, o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Arcelino Júnior, disse que o projeto representa o progresso da mobilidade sustentável no Brasil e apresentou o selo “Carro Sustentável”, que estampará os veículos com o IPI zerado nas concessionárias.
“Nós teremos essa identificação dos veículos sustentáveis, será uma identificação simples, mas bastante prática, onde o consumidor poderá ter ciência de que é esse veículo”, informou o presidente da Fenabrave. As fabricantes também exibirão propaganda em TV e na internet com menção ao programa do Governo.
Este é mais um passo importante para transformar o Brasil em referência na questão da mobilidade de baixo carbono. Essa transição energética e descarbonização que discutimos aqui agora necessariamente deve envolver os trabalhadores”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges.
O Carro Sustentável está previsto no programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação) e alia preocupação ambiental com justiça social, já que veículos econômicos e menos poluentes terão alíquotas menores, enquanto os que mais poluem terão alíquotas maiores.
Saiba mais sobre o Carro Sustentável
O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Igor Calvet, ressaltou o caráter inovador do programa Mover. Calvet também afirmou que a regulamentação do Carro Sustentável e do IPI Verde dá previsibilidade para o setor seguir investindo.
“Os investimentos que nós anunciamos, de R$ 190 bilhões, a cadeia inteira, incluindo autopeças, são investimentos em novas tecnologias, são investimentos para a fabricação aqui no país. Isso importa porque é a gente produzindo desenvolvimento, não só o carro aqui, mas envolvendo tecnologias aqui também e sofisticando a nossa produção”, ressaltou.
Proteção ao clima
No ano em que o Brasil vai sediar a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o lançamento do programa Carro Sustentável é um exemplo que o Brasil dá ao mundo de proteção ambiental, segundo avaliou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, durante o lançamento da iniciativa que zera o IPI de veículos mais econômicos, mais sustentáveis e fabricados no Brasil .
“Então a gente fica muito feliz, o Brasil está dando um exemplo, no ano da COP30, de estímulo à proteção ao meio ambiente”, ressaltou Alckmin. “Está estimulando a descarbonização, a sustentabilidade, o meio ambiente. E está, também, tendo um caráter social, baixando o preço do carro de entrada, tendo melhor tratamento na questão ambiental, de reciclabilidade, ajudando a população e gerando emprego e renda”, completou.
Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que ajudou na formulação do programa e participou do evento, a medida é um exemplo de política pública que estimula o desenvolvimento com atenção ao impacto fiscal, destacando a regulamentação do Carro Sustentável. “É um programa neutro do ponto de vista fiscal, mas com grande impacto socioambiental”, destacou.