Prefeitura de Aparecida promove capacitação para fortalecer práticas de inclusão na rede municipal de ensino

Prefeitura de Aparecida promove capacitação para fortalecer práticas de inclusão na rede municipal de ensino

24 de setembro de 2025 Off Por Redação

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizou nesta terça-feira (23) uma capacitação voltada a profissionais de apoio escolar, com o objetivo de fortalecer práticas de inclusão e acessibilidade no atendimento a crianças com deficiência e alunos em processo de avaliação.

O prefeito Leandro Vilela acompanhou os trabalhos durante a tarde e ressaltou que sua gestão está focada em melhorar cada vez mais a educação e a inclusão no município. Vilela acrescentou: “Nós temos mais de 53 mil crianças na nossa rede, e precisamos cuidar bem e fazer a diferença na vida delas. Nesse sentido, o trabalho de vocês é extremamente importante e inclusivo para as nossas crianças; ela são o nosso futuro, são as pessoas que daqui a pouco estarão ocupando os nossos lugares, e vocês aqui contribuem muito para tudo isso.”

Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre manejo de comportamentos, funcionalidade e estratégias de inclusão aplicadas no dia a dia escolar.

Diretora de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Assistência Social, a psicóloga Kelly Ribeiro destacou a relevância da formação para os profissionais de apoio. “Eles estão na linha de frente com as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e comportamentos disfuncionais. Estar capacitado, conhecendo os transtornos e técnicas de manejo, faz toda a diferença para estimular autonomia, funcionalidade e facilitar o processo de aprendizagem, afirmou Kelly.

A capacitação foi realizada em parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Assistência Social, por meio da Diretoria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio da Clínica Integrar, que levou técnicas aplicadas em consultório para o ambiente escolar.

Segundo a superintendente de Articulação da Política Educacional, Aline Caixeta, a formação integra um movimento iniciado em agosto, que vem alcançando diferentes categorias da rede. “Iniciamos com coordenadores pedagógicos, depois professores de atendimento educacional especializado, assistentes educacionais e intérpretes de Libras. Agora chegamos aos profissionais de apoio escolar, apresentando a nova dinâmica, estrutura, instrumentos e fluxo de trabalho. Todo esse movimento busca qualificar e potencializar nosso atendimento inclusivo, reestruturando a rede e retomando aspectos que estavam adormecidos”, explicou a gestora.

“A capacitação é essencial”, defende especialista

A diretora pedagógica Miriam Sterdi Assunção Abdelaziz apresentou os números mais recentes do atendimento na rede municipal. “Hoje temos mais de 3 mil alunos que necessitam de profissionais de apoio, sendo 2.740 já com laudo. Para atendê-los, contamos com mais de 1.400 profissionais atuando, mas ainda temos um déficit aproximado de 400. A capacitação é essencial porque mostra ao servidor seu papel e como pode contribuir. O objetivo é que o profissional entenda que seu trabalho ajuda a desenvolver a autonomia e a independência dessas crianças, em conjunto com terapias e acompanhamento médico, preparando-as para a vida adulta”, ressaltou.

Colaboração entre escola e família

Secretária de Educação de Aparecida, Núbia Farias destacou que a gestão vem reestruturando a política de inclusão desde o início do ano, com base em um levantamento detalhado das necessidades da rede. “Nosso trabalho é oferecer um fluxo de atendimento que respeite as particularidades de cada criança, fortalecendo a colaboração entre escola e família para desenvolver autonomia e independência nos alunos”, afirmou.

Ela salientou que “essa formação é prática e direcionada, mostrando como o profissional deve agir em situações reais da sala de aula, como na regulação de comportamento ou no acolhimento de uma criança em crise. É um processo essencial para garantir qualidade no atendimento e efetividade na inclusão”, completou Núbia.

História real de uma vida transformada pelo fortalecimento da inclusão

A professora de apoio Joana Darc Souza, que atua na Escola Ari Caetano da Costa, compartilhou sua experiência no acompanhamento de uma aluna diagnosticada com autismo e deficiência intelectual. “Há dois anos trabalho com essa criança, e vi de perto sua evolução. No começo, ela era muito retraída, mas hoje é minha parceira. Estudamos juntas, criamos laços, e acompanhar seu aprendizado é muito gratificante. A inclusão é valiosa e faz diferença na vida das crianças e também na vida dos professores. Por isso considero essa capacitação essencial, porque nos ajuda a aprender ainda mais sobre cada criança e a levar esse conhecimento para a sala de aula”, contou emocionada.

Por Allan David e Daniela Ribeiro

Foto: Jhonney Macena