RedeTrilhas aprova a adesão da primeira trilha

16 de março de 2021 Off Por Agência de Notícias

A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas) ganhou a primeira trilha. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicou portaria aprovando a adesão da trilha Transcarioca, no Rio de Janeiro.

Seguindo um sistema de sinalização internacionalmente testado e com acessibilidade garantida em diversos trechos, a Transcarioca foi aprovada nos múltiplos critérios de adesão regulamentares. Entre os pontos de interesse da Transcarioca estão os mirantes para inúmeros atrativos da cidade, como o Corcovado e Copacabana.

A trilha Transcarioca cruza o Rio de Janeiro por um percurso de aproximadamente 180 km, saindo da Barra de Guaratiba até o Morro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar.

A adesão é resultado direto da regulamentação da RedeTrilhas pelo MMA, Ministério do Turismo e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em setembro de 2020. Na prática, a medida estabeleceu as regras que permitem que uma trilha possa ser efetivamente incorporada à RedeTrilhas.

Entre as regras, encontram-se a identificação do propósito da trilha, a análise de estrutura e acesso, a conectividade das paisagens e mais.

RedeTrilhas
A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas) é uma iniciativa do Governo Federal destinada a conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro por meio de trilhas de longo curso em todo o país. A RedeTrilhas foi regulamentada por portaria conjunta em setembro de 2020.

A RedeTrilhas busca articular as instâncias de governança das trilhas de longo curso, conferindo ainda maior densidade e significado aos parques nacionais a partir da instituição de roteiros integrados que fortalecem a conservação da biodiversidade e a conexão entre as mais diversas paisagens do Brasil.

Com a RedeTrilhas, novas trilhas e trechos adicionais deverão seguir padrões de mapeamento e identificação. A ação traz mais segurança para os turistas e usuários, que agora poderão contar com padrões de estrutura e acesso contemplados pela iniciativa, que vão da indicação de pontos de interesse turístico, como lagos e cachoeiras, a bases para pernoite, alimentação e outros pontos de apoio.

As propostas de adesão de Trilhas de Longo Curso regionais e nacionais à RedeTrilhas devem ser apresentadas à Secretaria de Áreas Protegidas, do Ministério do Meio Ambiente, em meio físico ou por meio do e-mail redetrilhas@mma.gov.br, e podem ser encaminhadas por órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entes privados, de acordo com os requisitos para adesão da portaria. – Agência Brasil – YWD 989301