Vacinação contra covid-19 em idosos com mais de 70 anos continua em Aparecida

Vacinação contra covid-19 em idosos com mais de 70 anos continua em Aparecida

22 de março de 2021 Off Por Redação

Primeira dose está sendo aplicada em sete postos, sendo dois drives – Cidade Administrativa e Centro de Especialidades e cinco UBS´s. Segunda dose da Coronavac é aplicada em novo drive-thru, estruturado no Aparecida Shopping

Retomada na última sexta-feira, 19, a vacinação em Aparecida de Goiânia contra a covid-19, em idosos acima de 70 anos continua nesta semana nos sete postos montados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A aplicação da primeira dose pode ser feita nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades sem necessidade de agendamento. Também foram ofertadas vagas para imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O link para acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br).

“Na semana passada recebemos 4,2 mil doses e nesta segunda vamos receber 11,8 mil. Desta forma, devemos atingir a meta de 70+ e logo poderemos reduzir mais a faixa etária”, informa a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro que explica: “Segundo a última estimativa do IBGE, Aparecida possui 19 mil idosos acima de 70 anos. Até o momento foram vacinados cerca de 13 mil idosos dessa faixa etária”.

Segundo balanço atualizado, até a noite de sexta-feira, 19, o município já aplicou 36.271 doses de imunizantes. 26.151 de Dose 1 e 10.120 de Dose 2. Ao todo, 357 idosos e deficientes institucionalizados já foram imunizados com as duas aplicações. 17.162 doses foram aplicadas em profissionais de saúde, 18.013 em idosos com mais de 70 anos (Dose 1 e Dose 2) e 739 em idosos acamados (Dose 1 e Dose 2). Aparecida recebeu até o momento 29.100 doses para primeira aplicação e 13.000 para segunda aplicação.

Para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 é necessário ter em mãos documento de identidade, cartão SUS e comprovante de endereço. Para receber a segunda dose, segundo Renata Cordeiro, coordenadora de Imunização de Aparecida, a lista de documentos é: “quem for no drive-thru do Aparecida Shopping ou nas UBS’s conforme o cronograma abaixo, precisa levar o documento de identidade, CPF e o cartão de vacinação. Neste tem a data de aplicação da primeira dose e a marca da vacina que o paciente recebeu, dados essenciais para o registro da segunda aplicação”.

Além disso, foi estruturado um novo posto de drive-thru no Aparecida Shopping, destinado exclusivamente para aplicação da segunda dose da Coronavac em idosos com mais de 75 anos e profissionais de saúde. DA coordenadora de imunização da SMS, aqueles que receberam a primeira dose da vacina há 28 dias nos drive-thrus da cidade poderão ir diretamente neste novo posto para receber a segunda dose. Já aqueles que receberam a primeira dose em alguma UBS, também nesse prazo, poderão retornar à unidade para receber a segunda. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento, sendo que as UBS’s seguem o cronograma abaixo.

Sobre a aplicação da Dose 2, ela completa: “Cada um vai tomar a segunda dosagem no mesmo posto de vacinação onde recebeu a primeira dose, sem necessidade de agendamento. Destaco que é muito importante completar a imunização. O intervalo ideal entre as duas doses é de até 28 dias, mas independente disso, não deixe de procurar o serviço. Só assim todos estarão protegidos”.

Cronograma para aplicação da Dose 2

• Para quem recebeu a Dose 1 da Coronavac em postos de drive-thru, o atendimento será no drive-thru do Aparecida Shopping, sem agendamento.

Público: quem recebeu a primeira dose no prazo de 28 dias, conforme previsão do Cartão de Vacinação (data escrita a lápis).

Horário de funcionamento do posto do Aparecida Shopping: das 8 às 17 horas

• Para quem recebeu a Dose 1 da Coronavac em UBS, o atendimento será na mesma unidade, sem agendamento, respeitando o calendário abaixo.

Público: quem recebeu a primeira dose entre 18 a 26 de fevereiro.

Horário de funcionamento da UBS: de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, seguindo o calendário:

  • 1ª dose em –> 2ª dose em
  • 22 e 23/02/21 –> 22/03(seg)
  • 24/02/21 –> 23/03(ter)
  • 25/02/21 –> 24/03(qua)
  • 26/02/21 –> 25/03(qui)

Texto: Daniela Ribeiro

Foto: Claudivino Antunes