Prefeitura reduz alíquota do ITBI para facilitar registro de imóveis em Aparecida

Prefeitura reduz alíquota do ITBI para facilitar registro de imóveis em Aparecida

15 de abril de 2021 Off Por Redação

Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis começa a ser calculado com alíquota reduzida já a partir desta segunda-feira (12); alíquota cai de 2,5% para até 1,0%

A Prefeitura de Aparecida vai reduzir pelos próximos 120 dias a alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que hoje é de 2,5%. Desta segunda-feira (12) até o dia 10 de julho, o imposto será calculado com alíquota de 1,0%. De 11 de julho até o dia 09 de agosto, a alíquota será de 1,5%. Em ambos os casos, é possível parcelar o ITBI em até seis vezes.

Para usufruir da redução na alíquota, basta solicitar nas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura de Aparecida. Devido a pandemia de Covid-19, é preciso agendar o atendimento no site da Prefeitura. O link do agendamento está disponível aqui. A solicitação da guia para pagar o ITBI pode ser feita também nos cartórios localizados em Aparecida de Goiânia.

Além dos documentos pessoais, o interessado deve levar o contrato ou escritura de compra e venda do imóvel. “O pagamento do ITBI é fundamental para garantir a propriedade do imóvel, através do registro, que é feito justamente após a quitação deste imposto”, lembra o secretário da Fazenda de Aparecida, André Luis Rosa.

A redução na alíquota do ITBI é regulamentada pelo Decreto Municipal 110/2021. No normativo, a Prefeitura de Aparecida ressalta que a concessão é motivada também pela situação de emergência em saúde pública declarada no município, no enfrentamento à Covid.

No ano passado, durante a primeira onda do novo coronavírus, a Prefeitura de Aparecida tomou providências semelhantes no suporte econômico aos contribuintes, ampliando o prazo pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) e de taxas municipais.

Por Allan David / Prefeitura Aparecida

Foto: Enio Medeiros