Federer é surpreendido por Hurkacz, leva pneu e cai em Wimbledon

Federer é surpreendido por Hurkacz, leva pneu e cai em Wimbledon

7 de julho de 2021 Off Por Redação

Octacampeão de Wimbledon, Roger Federer está fora do torneio. O suíço ex-número 1 do mundo e atual #8 esteve longe de sua melhor forma e foi eliminado pelo polonês Hubert Hurkacz (#18), que jogou um grande tênis, aplicou um pneu e triunfou por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 7/6 (4) e 6/0, em 1h48 de partida.

Algoz de Medvedev, número #2 do ranking, nas oitavas com uma virada incrível, Hurkacz segue embalado no Grand Slam londrino. Essa é a primeira vez que o polonês atinge a semifinal de um Major, eliminando ninguém menos que Roger Federer, dono de oito títulos e 105 vitórias na grama sagrada.

Já para Federer, prestes a completar 40 anos, fica aquele ar de expectativa para o futuro. Apesar da evolução apresentada durante as duas semanas de competição, o nível já não é mais o mesmo e pairam as dúvidas sobre qual tênis o suíço ainda pode apresentar. O campeão de 20 Grand Slams começa agora a se preparar para as Olimpíadas de Tóquio.

O jogo

Apesar do bom aproveitamento dos dois tenistas nos games de saque, Federer teve um primeiro set bem errático e acabou pagando por isso. Diante de um adversário consistente e confiante nos rallys, o suíço acabou sendo quebrado e não conseguiu reagir. Já Hurkacz, por sua vez, controlou muito bem a vantagem no placar para fechar em 6/3 e largar na frente.

Federer voltou melhor para o segundo set e chegou a abrir 4/1, mas apresentou as mesmas oscilações da parcial anterior e viu o polonês deixar tudo igual. A partir daí, o jogo seguiu equilibrado e a decisão foi para o tie-break, onde o octacampeão teve oportunidades, mas acabou cometendo erros bobos e se complicou de vez. Sem ter nada a ver com isso, Hurkacz sacou muito bem, fez valer a mini quebra obtida e fechou em 7/6 (7-4).

Hurkacz contra Federer em Wimbledon — Foto: Julian Finney / Getty Images
Hurkacz contra Federer em Wimbledon — Foto: Julian Finney / Getty

Com uma grande desvantagem na partida, Federer sofria com a falta de velocidade de pernas, o que atrapalhava diretamente seus golpes. Enquanto isso, o polonês seguia consistente e muito sólido nos games de saque. Sobrando no terceiro set, Hurkacz dominou o experiente suíço e não teve misericórdia. Sem dificuldade alguma, fechou em 6/0, aplicando um pneu de forma avassaladora.

Segundo polonês no masculino na história a disputar uma semifinal em Wimbledon, Hurkacz enfrenta agora o ganhador do duelo entre o italiano Matteo Berrettini (#9) e o canadense Felix Auger-Aliassime (#19).

GE