Assistência Social inscreve e atualiza Cadastro Único dos moradores continuamente

Assistência Social inscreve e atualiza Cadastro Único dos moradores continuamente

9 de setembro de 2021 Off Por Redação

O único meio que possibilita o acesso de famílias de baixa renda a uma série de programas sociais do município, estado e governo federal é o Cadastro Único (CadÚnico). Para garantir esses benefícios aos moradores, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realiza continuamente, ao longo do ano, inscrições e atualizações cadastrais no CadÚnico. Atualmente, esse trabalho é feito via remota, por telefone, para evitar aglomerações e riscos de transmissão da Covid-19.

O CadÚnico é a porta de entrada para os programas sociais, nos quais se incluem, além do Auxílio Emergencial e Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do idoso e da pessoa com deficiência, auxílio do Casa Verde e Amarela e o ID Jovem. Ao fazer o cadastro ou atualização cadastral, os interessados têm acesso também a programas de desconto em tarifas de energia e telefone, e de isenção nas taxas de concursos públicos e do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Conforme o banco de dados da Semas, cerca de 41,5 mil famílias residentes em Aparecida estão inscritas no CadÚnico. Dessas, 3.105 estão cadastradas no Bolsa Família e 8.677 no programa de Auxílio Emergencial. “Durante a pandemia, o Ministério da Cidadania não exige averiguação e nem atualização, mas isso pode mudar a qualquer momento. Por isso, o atendimento segue contínuo para quem procura, presencial, apenas com pré-agendamento, ou diretamente por telefone”, explica a diretora de Benefícios Socioassistenciais da Semas, Sônia Martins.

Segundo ela, podem se cadastrar famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social ou que recebem até três salários mínimos. “As que estão cadastradas em algum programa e já têm dois anos que não atualizam seus dados, devem procurar atendimento em um dos contatos disponibilizados pela Semas para não perderem seus benefícios”, destaca a gestora.

Os interessados devem ligar nos seguintes telefones de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30:

Secretaria de Assistência Social 3545-5986/1138;

CRAS Parque Flamboyant 3545-4711;

CRAS Nova Olinda 3283-2990;

CRAS Garavelo 3545-4802;

CRAS Nova Cidade 3545-5976;

CRAS Cidade Vera Cruz 3277-1956;

CRAS Jardim Tiradentes 3545-9943;

CRAS Madre Germana 3288-9251.

Por Rackel Vieira / Prefeitura Aparecida

Foto: Enio Medeiros