Prefeitura de Aparecida oferece consultas de Saúde da Mulher até sábado no Aparecida Shopping

Prefeitura de Aparecida oferece consultas de Saúde da Mulher até sábado no Aparecida Shopping

14 de outubro de 2021 Off Por Redação

A ação faz parte das atividades do Outubro Rosa e as mulheres que se enquadram nos critérios médicos já recebem na hora encaminhamentos para exames de mamografia

Para reforçar em Aparecida a mobilização do Outubro Rosa, campanha mundial de alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, dente outras atividades ao longo do mês, três dias de consultas de Saúde da Mulher no Aparecida Shopping. As atividades começaram hoje, quinta-feira, 14 de outubro, e se estendem até o sábado, 16.

As consultas são feitas por uma médica e uma enfermeira da SMS no Estande da Prefeitura, localizado na praça de alimentação ao lado do cinema no Aparecida Shopping, das 10h às 19h, sem necessidade de agendamento prévio.

“Na consulta, se a paciente se enquadrar nos critérios médicos, já sai do atendimento com uma autorização para realizar um exame de mamografia”, informa o superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção.

Ele ainda destaca que “o câncer de mama, quando detectado em fase inicial, tem mais chance de cura e com tratamentos menos agressivos, por isso é essencial o diagnóstico precoce.   Todas as mulheres que puderem devem ir ao Shopping fazer a consulta e aproveitar mais essa oportunidade de cuidar da própria saúde”.

Prevenção fundamental

A dona de casa Andréia Dornela e Silva, de 45 anos de idade, viu no Instagram da Prefeitura que poderia realizar a consulta no Shopping e veio nesta quinta-feira aproveitar a oportunidade. Moradora do Setor Industrial Santo Antônio, ela foi a primeira paciente do dia  e estava muito satisfeita já antes da consulta: “Eu cuido da minha saúde, já fiz mamografia antes e estou aqui pra ver se está tudo bem e se devo repetir o exame. Gostei muito de poder fazer aqui, sem espera e com conforto, e próximo da minha casa.”

Após a consulta; que durou vinte minutos, Andréia saiu com pedidos de exames, dentre eles o de uma mamografia. “Vou continuar me cuidando e tentarei trazer minha filha de 22 anos pra se consultar também, é muito importante prevenir para não ter que remediar depois”.

Previna-se contra o câncer de mama

O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais dessa região do corpo que formam um tumor. No Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Existe tratamento e o Ministério da Saúde (MS) oferece atendimento gratuito por meio do SUS.

Segundo dados do MS, este câncer não tem somente uma causa e a idade é um fator de risco importante, já que cerca de quatro em cada cinco casos ocorre após os 50 anos. Outros fatores que exigem atenção são: obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X) e ocorrência de casos na família, dentre outros.

Alerta para as mulheres

A chefe de Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria, enfatiza que a iniciativa é do Outubro Rosa, mês de conscientização quanto ao câncer de mama, mas que é preciso estar alerta e cuidar da saúde o ano inteiro: “Além do mês temático, a prevenção de doenças deve ser priorizada o ano inteiro, todos devem procurar as unidades de saúde para avaliações preventivas e rotineiras. No caso das mulheres, a atenção deve ser redobrada para aquelas com mais de cinquenta anos de idade”.

Por Polliana Martins

Foto: Enio Medeiros