Conheça as instalações das Olimpíadas de Inverno de Pequim

Conheça as instalações das Olimpíadas de Inverno de Pequim

4 de janeiro de 2022 Off Por Redação

Atletas se espalharão por três zonas: Pequim, Yanqing e Zhangjiakou. Antigo estádio Ninho do Pássaro receberá as cerimônias de abertura e encerramento, no dia 4 de fevereiro

A terça-feira, 4 de janeiro, marca o início da contagem regressiva de 30 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. Daqui a exato um mês, no dia 4 de fevereiro de 2022, atletas de todas as partes do mundo estarão reunidos na China para o maior evento do planeta em se tratando de esportes na neve e no gelo. Pensando nisso, o ge preparou uma lista com todos as instalações olímpicas.

Apesar de os Jogos serem oficialmente em Pequim, haverá competições também nos distritos de Yanqing (a 75km da capital) e Zhangjiakou (a 180km, ao noroeste de Pequim), o que fará com que os atletas se espalhem por três zonas distritais, todas dotadas de vila olímpica.

ZONA DE PEQUIM

Estádio Nacional (Ninho do Pássaro)

Palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, bem como das competições de atletismo e da final masculina do futebol daqueles Jogos de Verão, o Ninho do Pássaro agora se chama Estádio Nacional. Nas Olimpíadas de Inverno deste ano, o local receberá apenas as cerimônias de abertura e encerramento. Nada de competições esportivas por lá.

Ninho do Pássaro, hoje Estádio Nacional de Pequim — Foto: Divulgação/COI
Ninho do Pássaro, hoje Estádio Nacional de Pequim — Foto: Divulgação/COI

Centro Aquático Nacional

Localizado na capital chinesa, o Centro Aquático Nacional foi um dos principais palcos das Olimpíadas de Verão de 2008, quando foi batizado de Cubo D’Água e recebeu as competições de natação e saltos ornamentais. Para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, a arena foi transformada em “Cubo de Gelo” para receber as partidas de curling.

O campeão olímpico Cesar Cielo no Cubo D'Água em 2018 — Foto: Thiago Fernandes
O campeão olímpico Cesar Cielo no Cubo D’Água em 2018 — Foto: Thiago Fernandes

Centro de Esportes de Wukesong

Palco do basquete em 2008, o Centro de Esportes de Wukesong servirá como o principal local para as partidas de hóquei no gelo durante os Jogos de Inverno de 2022, ao lado do Estádio Nacional Indoor. A arena tem capacidade para 18 mil torcedores.

Oval Nacional de Patinação de Velocidade

O Oval Nacional de Patinação de Velocidade é o único novo local construído na área do antigo Parque Olímpico de Pequim. A arena foi erguida no lugar do campo de hóquei sobre grama e do campo de tiro com arco. Como bem indica o nome, o Oval será a sede da patinação de velocidade em Pequim 2022.

Estádio Indoor de Pequim

O local receberá as provas de patinação de velocidade em pista curta e da patinação artística. A arena, construída em 1968, foi sede do voleibol nas Olimpíadas de Pequim 2008. Em 2004, o ginásio recebeu um dos primeiros jogos internacionais da NBA.

Big Air Shougang

Um dos principais atrativos das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022, o Big Air Shougang foi construído onde antes se localizava uma usina siderúrgica. O equipamento terá como plano de fundo quatro torres industriais de esfriamento. É o primeiro local permanente no mundo para o big air, e será a sede nos Jogos das competições do esqui big air estilo livre e do snowboard big air.

O Big Air Shougang, um dos locais mais icônicos das Olimpíadas de Pequim 2022  — Foto: Lintao Zhang/Getty Images
O Big Air Shougang, um dos locais mais icônicos das Olimpíadas de Pequim 2022 — Foto: Lintao Zhang/Getty Images

ZONA DE YANQING

Centro Nacional de Esportes de Pista

O Centro Nacional de Esportes de Pista em Yanqing possui o primeiro circuito para bobsled, skeleton e luge da China. O complexo possui uma capacidade total para 2 mil torcedores sentados e 8 mil em pé. A ideia é que o equipamento seja usado em competições internacionais após os Jogos Olímpicos de Inverno. As seleções chinesas de bobsled, skeleton e luge também pretendem treinar no local.

Centro Nacional de Esportes de Pista de Pequim — Foto: Divulgação/Pequim 2022
Centro Nacional de Esportes de Pista de Pequim — Foto: Divulgação/Pequim 2022

Centro Nacional de Esqui Alpino

Localizado na montanhosa área de Xiaohaituo, a noroeste de Yanqing, o Centro Nacional de Esqui Alpino possui sete traçados, com um declive máximo que chega aos 900m. Com capacidade para 5 mil espectadores sentados e 3,5 mil em pé, o equipamento continuará a ser usado para competições internacionais e de treino para atletas após os Jogos de Inverno.

Centro Nacional de Esqui Alpino Pequim 2022  — Foto: Kevin Frayer/Getty Images
Centro Nacional de Esqui Alpino Pequim 2022 — Foto: Kevin Frayer/Getty Images

ZONA DE ZHANGJIAKOU

Centro Nacional de Biatlo

O Centro Nacional de Biatlo de Zhangjiakou, na província de Hebei (parte norte da China), será a sede de 11 eventos do biatlo nos Jogos Olímpicos de Inverno 2022. O equipamento também servirá como base das seleções chinesas da modalidade após as Olimpíadas de Pequim.

Centro Nacional de Salto de Esqui

O Centro Nacional de Salto de Esqui será a sede da competição de salto de esqui e da disciplina de salto de esqui durante a competição do combinado nórdico das Olimpíadas de Inverno. O projeto arquitetônico do equipamento se assemelha a um cetro tradicional “ruyi”, um talismã chinês.

Ilustração do Centro Nacional de Salto de Esqui — Foto: Divulgação/Pequim 2022
Ilustração do Centro Nacional de Salto de Esqui — Foto: Divulgação/Pequim 2022

Centro Nacional de Cross-Country

O Centro Nacional de Cross-Country será a sede da competição de cross-country e da disciplina de cross-country durante a competição do combinado nórdico. Após os Jogos de Inverno, o local será remodelado para tornar-se um parque e uma área a céu aberto para a prática de diversos esportes.

Centro Nacional de Cross-Country de Pequim 2022 — Foto: Divulgação/Pequim 2022
Centro Nacional de Cross-Country de Pequim 2022 — Foto: Divulgação/Pequim 2022

Parque de Neve de Genting

O Parque de Neve de Genting será o lar do esqui estilo livre e do snowboard durante os Jogos de Pequim 2022. As instalações a serem usadas são temporárias, e o local será devolvido ao proprietário após os Jogos. O parque será dividido em dois locais: o Parque A, para esqui estilo livre; e o Parque B, para snowboard. Cada parque tem capacidade para 7,5 mil torcedores.

Por Redação do ge