Famílias já moram no Residencial Agenor Modesto, em Aparecida
7 de fevereiro de 2022Residencial com moradias populares na região central da cidade teve 125 dos seus 208 apartamentos sorteados pela Prefeitura, que orientou as famílias ao longo do processo
A mudança de casa gera sempre a esperança de viver dias melhores no novo lar, principalmente se for a moradia própria. São expectativas que estão elevando a confiança das primeiras famílias moradoras do Residencial Agenor Modesto I, conjunto do qual 125 dos seus 208 apartamentos foram sorteados pela Prefeitura de Aparecida.
Desde 20 de janeiro, um vai e vem de caminhões de mudança movimenta o condomínio trazendo os pioneiros do residencial. Nesta semana, o conjunto receberá mais 14 novas famílias. Junto com elas, desembarcam no empreendimento os sonhos de quem está cheio de gana para mudar de vida. A casa própria, agora, é uma motivação a mais.
Lucas Santos da Conceição , agora, pode dizer orgulhoso que tem uma casa própria para morar com o filho
O jovem Lucas Santos da Conceição encara essa ocasião como um renascimento. É algo que ele já experimentou antes. Em 2013, Lucas foi vítima de bala perdida. O projétil, cuja origem, segundo Lucas, ainda é desconhecida, atingiu a cabeça do rapaz. Ele ficou em coma, lutou pela vida no hospital e se recuperou.
Em função de sequelas físicas, Lucas teve de ser aposentado. Somando essa condição ao aluguel que tinha de pagar, ele enfrentava dificuldades para sustentar o filho, ainda bebê, e a esposa. Mas Lucas se inscreveu no sorteio dos apartamentos, providenciou a documentação, confiou e viu o sonho virar realidade.
“Morar de aluguel era muita despesa, quase não sobrava nada. O que sobrava era para alimentação e cuidar do nenê”, conta o novo morador do Agenor Modesto I. Lucas Santos diz que só agora a ficha começa a cair. “Estou aqui com a chave, está no meu nome. Obrigado, meu Deus, por tudo, meu Pai. Agora eu tenho a minha casa.”
Com 12,5 mil m² quadrados de área construída, o Residencial Agenor Modesto I possui 208 apartamentos distribuídos em 13 torres com 4 apartamentos por andar. O empreendimento foi construído pelo Governo Federal, através do Programa Casa Verde e Amarela, em parceria com a Prefeitura de Aparecida e o Governo de Goiás.
A Prefeitura de Aparecida realizou dois sorteios nos quais foram selecionadas 60% das famílias beneficiárias dos novos apartamentos (neste caso, 125 unidades). O governo estadual sorteou a parcela restante de 40% dos beneficiários (83 apartamentos).
“A casa própria é um porto seguro das famílias. É uma conquista que representa segurança e estabilidade, uma propriedade digna, que deve estar ao alcance de todos, principalmente das famílias de baixa renda. Elas também precisam ter o direito à habitação protegido e respeitado”, comenta o prefeito Gustavo Mendanha.
Em dezembro passado, o prefeito Gustavo Mendanha e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, entregaram as chaves aos primeiros 160 moradores do Residencial Agenor Modesto I. Então secretário municipal de Habitação, William Panda ressaltou, à época, os benefícios do residencial, além do local de moradia.
“Aqui, as famílias estarão próximas de escolas, unidades de saúde, universidades, do Polo Empresarial e bem próximas do Centro. Os moradores terão qualidade de vida e toda infraestrutura. E ressaltamos que as famílias beneficiadas atenderam aos critérios do Programa Casa Verde e Amarela e também exigências municipais”, lembrou Panda.
Critérios socioeconômicos
As famílias beneficiadas comprovaram que se enquadram na faixa 1 de renda do antigo Programa Minha Casa, Minha Vida, substituído pelo Casa Verde e Amarela, onde as parcelas que variam de R$ 80 a R$ 270, em financiamento de 10 anos junto à Caixa. Além das parcelas do financiamento, o morador deve arcar com as despesas de condomínio.
Cada apartamento tem 46 m², com dois quartos, um banheiro, sala, cozinha integrada, área de serviço e varanda. O condomínio possui salão de eventos, churrasqueira, playground, quadra poliesportiva, garagem e área externa. O residencial está localizado na Rua Edith Bárbara, APM 05, Quadra 05, na região central de Aparecida.
Por Allan David / Prefeitura
Foto: Canal da Cidadania/Aparecida