Tenda para testagem de pacientes agiliza atendimentos na UPA Buriti Sereno

Tenda para testagem de pacientes agiliza atendimentos na UPA Buriti Sereno

14 de março de 2022 Off Por Redação

Para reduzir a circulação viral e aprimorar os atendimentos de urgência em época de grande demanda por causa da dengue, da pandemia da covid-19 e de outras síndromes respiratórias, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) implantou, na entrada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Buriti Sereno, desde o último 24 de janeiro, uma estratégia bem-sucedida: a tenda exclusiva para atendimento às pessoas com quaisquer indícios gripais. A instalação funciona de segunda-feira à sexta-feira das 7h às 18h agilizando o atendimento e separando esses pacientes dos demais com outros sintomas.

O superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção, informa que, na UPA, ao passarem pela triagem feita pelas enfermeiras da classificação de risco, os pacientes que relatam sintomas gripais são direcionados para a tenda exclusiva. “Dessa forma, separamos essas pessoas das demais, que apresentam outros sintomas, e evitamos o espalhamento e o contágio por vírus como o da covid-19, além de agilizarmos todo o fluxo da unidade e darmos mais segurança e conforto para nossos usuários”, explica ele.

Na tenda, os pacientes fazem testes de PCR antígeno para detecção da covid-19, como aponta o diretor administrativo da UPA, Paulo Wilker. Ele conta que a instalação tem, atualmente, um técnico de enfermagem para realizar os serviços: “Após a realização do teste imunológico com amostras coletadas por swab de nasofaringe, aquela espécie de “cotonete longo”, o resultado sai em cerca de 15 minutos, e, dependendo do resultado e de outros critérios observados na triagem, o paciente é encaminhado para o atendimento médico adequado”.

Paulo Wilker lembra que, em janeiro e fevereiro deste ano, a tenda contava com dois técnicos de enfermagem e um médico para atender às pessoas, mas que, “recentemente, com a redução do fluxo de pacientes, os profissionais foram remanejados. Todavia, a instalação continua montada com um técnico realizando os testes e podemos reforçar novamente a equipe a qualquer momento se for necessário”, informa o gestor.

Por Polliana Martins / Prefeitura

Foto: Caudivino Antunes