Prefeitura de Aparecida conscientiza para combate ao vandalismo na iluminação pública

Prefeitura de Aparecida conscientiza para combate ao vandalismo na iluminação pública

29 de junho de 2022 Off Por Redação

Cerca de 10% das lâmpadas trocadas mensalmente na cidade são repostas por causa de furto ou quebra intencional; denuncie pelos telefones 153, 3454-5992 e 99126-5084

As lâmpadas que iluminam as ruas da cidade são equipamentos públicos, estão a serviço de toda à população. Mas quando são furtadas ou vandalizadas, o prejuízo fica também para todos os contribuintes do município. Por isso, a Prefeitura de Aparecida conscientiza os moradores a ajudarem na preservação das lâmpadas da iluminação pública.

Levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) indica que, a cada mês, a Prefeitura de Aparecida tem de repor cerca de 130 lâmpadas quebradas intencionalmente ou furtadas. Esse número representa cerca de 10% de todas as lâmpadas repostas pela SDU na manutenção feita mensalmente na iluminação da cidade.

“A maioria dos moradores é muito consciente, faz sua parte respeitando e preservando o patrimônio público. Mas alguns insistem em quebrar ou furtar as lâmpadas, prejudicando toda a comunidade. Se você se deparar com essa cena, denuncie. Vamos cuidar da cidade juntos”, conclama o prefeito Vilmar Mariano.

Denúncias de quebra proposital ou furto de lâmpadas, ou de outros danos ao patrimônio público, podem ser feitas à Guarda Civil Municipal pelos telefones 153, 3454-5992 e 99126-5084.

Aparecida tem cerca de 65 mil lâmpadas na iluminação pública. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Aldivo Araújo, explica que a manutenção nas lâmpadas é feita por equipes especializadas, que se dividem em três caminhões atendendo simultaneamente diferentes regiões da cidade.

“Uma cidade bem iluminada é sinônimo de um município mais seguro tanto na perspectiva do trânsito, como do ponto de vista da segurança pública”, acrescenta Araújo.

A SDU tem dois telefones para solicitação de troca de lâmpadas. A população pode ligar nos números 3545-4872 e 3545-4859. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Por Allan David / Prefeitura Aparecida

Foto: Claudivino Antunes