![Ranking inédito apresenta desempenho de marca das 6 cidades mais populosas da Região Centro-Oeste Ranking inédito apresenta desempenho de marca das 6 cidades mais populosas da Região Centro-Oeste](https://folhadeaparecida.com.br/wp-content/uploads/2022/12/RANKING.jpeg)
Ranking inédito apresenta desempenho de marca das 6 cidades mais populosas da Região Centro-Oeste
20 de dezembro de 2022“Brasil City Brand Ranking©” traz uma análise de dados quantitativos, estatísticos e digitais da performance dos dos municípios do Centro-Oeste brasileiro nos quesitos visitar, viver e investir
A Bloom Consulting, empresa global especializada em Nation e City Branding e Placemaking, acaba de lançar o “Brasil City Brand Ranking©”, estudo inédito que analisa a performance dos 100 municípios brasileiros mais populosos nos aspectos: visitar, viver e investir. O levantamento destaca também o desempenho das 5 regiões do país, separadamente.
Na Região Centro-Oeste, o “Brasil City Brand Ranking©” elencou os 06 municípios que adotam boas práticas de estratégias de promoção, visibilidade e registram procura proativa por turistas em sites de buscas. A pesquisa também avaliou as cidades que oferecem as melhores plataformas online e redes sociais, além dos melhores indicadores estatísticos nas três categorias que a englobam.
Por meio de uma metodologia própria e inovadora da Bloom Consulting que combina os melhores resultados no ranqueamento do Google, estatística e ferramentas únicas, os resultados do “Brasil City Brand Ranking©” podem auxiliar os municípios no planejamento de suas estratégias de marca atuais.
“O ‘Brasil City Brand Ranking©’ é uma pesquisa diferenciada, sem variáveis qualitativas ou de opinião, focada exclusivamente em ‘hard data’. Ou seja, em dados fidedignos que classificam o desempenho das marcas dos municípios de forma tangível e realista”, ressalta Caio Esteves, Partner global director of placemaking da Bloom Consulting.
Brasília e Goiânia dominam o “Ranking Regional – Centro-Oeste”
Como era de se esperar, Brasília lidera o “Ranking Regional Centro-Oeste”, devido ao alto fluxo de negócios e pessoas que movimentam a cidade diariamente. Em nível nacional, a capital federal foi a 6ª colocada no ranking “Geral”, “Investir” e “Visitar”, além de 5º lugar no “Viver”.
![](https://ci5.googleusercontent.com/proxy/FBcLBPNeBqjwO-_RJdBM-3kdXo6kf6q38_idmZ_9deBUF9-7WLnWqPOp9PI2SRDKZK07Y2HEFdcqr2o0k1zqekLgtf7LQsCz12i1lpsO1nu1RI774iYqe6B_Vv-Eq5sm-08vziLLnrxw3og-hfS8KCRRk5JtSBQr1dNq58G-EgcOO6rnjjvzFqM9DwMKM3HihYig2Q=s0-d-e1-ft#https://files.pressmanager.net/clientes/db7c52bbf3cc79ff2c4934aa8d2496fc/imagens/2022/12/19/937639309887bb5871d6172daf98b6d2.jpg)
Resultados – Gerais e dos eixos “Investir”, “Visitar” e “Viver” do “Brasil City Brand Ranking©”, respectivamente.
Marcas Estrela
O “Brasil City Brand Ranking©” criou a categoria “Marcas Estrela” para reconhecer as cidades que se destacaram nos três eixos analisados pelo levantamento (visitar, viver e investir), tanto regionalmente, quanto nacionalmente. Na Região Centro-Oeste, Goiânia (GO) foi a vencedora.
![](https://ci4.googleusercontent.com/proxy/6bAWsSTjZFCwPn3ZFN8v5uX3M5uiVqzElIrUJVLg4bHCGLOGd5StK8ET5MnnUPGwPgPGBZ00xfL2rLwDoQ7R-DzkBobXUhe1S9gM8xwOti0JFrZ4MHwZpT1GvFgg3vLbGr3487V-L8i3ja738ZuBusr66thZgk_TTw9pqlx_xH0Tm8tJBNu_uJSOUEgjAcDVK7xCoA=s0-d-e1-ft#https://files.pressmanager.net/clientes/db7c52bbf3cc79ff2c4934aa8d2496fc/imagens/2022/12/19/07c53a94eb56de4be9deb8d09a8fe048.jpg)
Marcas Estrela do “Brasil City Brand Ranking©”.
Destaques Centro-Oeste
Apesar de ser a região com o menor número de municípios analisados no “Brasil City Brand Ranking©”, a performance do Centro-Oeste pode ser considerada relativamente boa, com Brasília e Goiânia liderando o “Ranking Regional” e Campo Grande e Cuiabá figurando o “Top 50 Nacional”. As capitais federal, goiana e sul-mato-grossense apresentaram índices equilibrados em todos os eixos, obtendo, respectivamente, as três melhores performances regionais.
Vale destacar também a 4ª colocação de Cuiabá no “Ranking Regional”, devido às suas relevantes variáveis estatísticas no que diz respeito à infraestrutura, volume de negócios e empresas operantes. No entanto, a sua baixa performance em redes sociais, somada a baixa procura nos buscadores, impediu este importante expoente do setor agropecuário brasileiro de se posicionar melhor, tanto regionalmente, quanto nacionalmente, no Brasil City Brand Ranking©”.
Para finalizar, Aparecida de Goiânia e Anápolis apresentaram uma alta tendência nos mecanismos de busca, antes e durante a pandemia.
“Os nossos estudos e pesquisas fazem parte de todas as discussões acerca do desempenho das estratégias de marca de cidades e países pelo mundo. Estamos muito satisfeitos em trazer uma análise pertinente e fundamental ao Brasil pela primeira vez”, finaliza Esteves.