Vacinação contra raiva dos herbívoros vai até dia 15

Vacinação contra raiva dos herbívoros vai até dia 15

13 de dezembro de 2023 Off Por Redação

Os pecuaristas de 119 municípios goianos considerados de alto risco devem vacinar seus rebanhos contra a raiva dos herbívoros até a próxima sexta-feira (15/12). O calendário vacinal e a delimitação dos municípios obrigatórios estão na Instrução Normativa 07/2023, emitida em complemento à portaria nº 483, de 20 de outubro de 2023.

Desde 1º de novembro, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) abriu a segunda etapa do calendário vacinal contra raiva em herbívoros, que inclui animais de até 12 meses das espécies bovina, bubalina, equídea (equina, muar, asinina), caprina e ovina.

Para comprovar o saldo de rebanho das propriedades rurais e confirmar a aplicação da vacina contra a raiva dos herbívoros, o produtor deve, obrigatoriamente, utilizar o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago). É possível acessá-lo por meio do link Declaração de Rebanho/Vacinação contra Raiva, disponível no site da agência. O acesso ao Sidago só é permitido com a utilização de login e senha exclusivos do titular da propriedade rural.

Conforme explica o gerente de sanidade animal, Rafael Costa Vieira, os criadores que deixarem de comprar/vacinar de raiva até da 15 de dezembro e/ou não fizerem a declaração até dia 30 dezembro estarão sujeitos às penalidades previstas na legislação.

“Isso significa que eles estão suceptíveis a uma multa de R$ 300 por propriedade, devido a não entrega da declaração; e de R$ 7 por cabeça de animal não vacinado”, esclarece.

Com o término da vacinação nesta sexta-feira, o pecuarista inadimplente, além de ser autuado, terá que fazer a vacinação assistida por veterinários da Agrodefesa.

(Agrodefesa) – Governo de Goiás

Foto: Harry Grout)